As cores que marcaram épocas - Carros de Passageiros da VFRGS
Uma das características que mais marcam as lembranças daqueles que viajavam nos trens de passageiro eram as cores dos carros.
As cores não marcam apenas a memória dos passageiros, mas também marcavam épocas distintas da ferrovia a medida que novas tecnologias eram introduzidas e por vezes indicavam a origem do fabricante do material rodante.
Na memória da grande maioria está o azul e branco da RFFSA, porém antes desta pintura, outras marcaram a história da VFRGS.
Inicialmente os carros de passageiro recebiam apenas o verniz, mantendo a beleza da madeira, depois passaram a serem pintados em um tom de Terra (Marrom), como nos carros que estão no Museu do Trem em São Leopoldo (img.01).
Em 1931, chegaram os primeiros carros de Aço da VFRGS, adquiridos da Pullman Car & Manufacturing, que mostravam grande evolução construtiva, e também em segurança e conforto. Eram pintados em Verde Pullman e formavam o Trem Farroupilha.
Em 1954 chegaram os modernos Trens Minuanos, pintados em Vermelho e Creme, e em 1957 as novas locomotivas G12 passaram a tracionar o Trem Pampeiro, composto pelos novos carros Santa Matilde e também pelos Pullman, que receberam as cores do Minuano (Verm. e Creme). (img.02).
Em 1965, nos primeiros anos da RFFSA, o nome da VFRGS ainda tinha força e era visto nos carros de passageiros, pintados em tom de Vinho, semelhante ao utilizado pela Ferrovia do Vinho, na serra Gaúcha (img.03).
Nos anos seguintes a pintura foi padronizada para o Azul e Branco da RFFSA.
Você fotografias de outros padrões de cores dos carros de passageiros da VFRGS?
L.D.
*Texto originalmente publicado nos perfis da Amigos da Gare (@aGARE) no Instagram e Facebook, em 23/04/2020.