Amigos da Gare - Associação Cultural de Preservação Histórico-Ferroviária - aGARE, foi constituída em 2019 com finalidade pesquisar, preservar e divulgar a história e a memória ferroviária da cidade de Santa Maria, do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil, assim como da Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.
Uma vez fundada, a aGARE iniciou um detalhado levantamento dos bens ferroviários da cidade de Santa Maria, maior entroncamento ferroviário do estado, cuja ferrovia está em atividade ininterrupta desde outubro de 1885.
Com o objetivo de A aGARE está realizando uma campanha para arrecadar bens Ferroviários para a criação do Museu da Memória Ferroviária, mas enquanto isso, alguns dos itens podem ser visualizados em nosso acervo virtual.
Caso queira doar algum objeto relativo a ferrovia, entre em contato. A associação recebe objetos da Ferrovia e também da Cooperativa de Consumo dos Empregados da VFRGS (COOPFER).
Todos os objetos recebidos serão registrados e catalogados, e futuramente farão parte do Museu da Memória Ferroviária. Como agradecimento, todos os doadores terão seus nomes registrados em um local especial do museu.