Os carros Pullman construídos nas Oficinas de Rio Grande - VFRGS
O Trem Farroupilha, começou a operar em dezembro de 1931 tracionado pelas potentes locomotivas tipo Garratt, que puxavam a composição formada por carros de aço Pullman, porém no final dos anos 1930 os 21 carros fabricados pela Pullman Car & Manufacturing já não davam conta da demanda e assim a VFRGS decidiu construir 22 carros metálicos seguindo as especificações dos carros Pullman.
12 - 1ª Classe
04 – 2ª Classe
04 – Dormitórios
02 – Restaurantes
Dez anos após os Pullmans originais entrarem em serviço, as Oficinas da VFRGS em Rio Grande entregavam 03 carros de 1ª classe, e em 1942 mais 01 restaurante e 02 dormitórios. Em 1943 foram construídos 6 carros de 1ª classe e em 1944 mais 02 dormitórios e 04 2ª classe, enquanto em 1945 foram construídos 3 carros 1ª classe, restando para 1946 o último carro, um restaurante.
Estes carros passaram a integrar o trem farroupilha e assim como os originais, seguiram em uso na época da RFFSA. Hoje alguns deles fazem parte do Trem do Vinho, na serra gaúcha.
Os carros Pullman fabricados em Rio Grande, se diferenciam originais por uma característica na sua construção, os carros fabricados pela VFRGS possuem duas linhas de rebites na parte inferior da carroceria, enquanto os originais apenas uma linha.
L.D.
*Texto originalmente publicado nos perfis da Amigos da Gare (@aGARE) no Instagram e Facebook, em 02/04/2020.