Vagões Gradeados Belgas – Compagnie Centrale de Constrution
A Compagnie Centrale de Constrution, de Haine Saint’ Pierre, na Bélgica, foi outro fabricante que participou do fornecimento de estruturas de vagões para a VFRGS, entregando 200 truques necessários para a montagem de 100 vagões, além da estrutura (“chassi”) e parte metálica da superestrutura.
Assim como os vagões fechados, estes também foram entregues no porto de Rio Grande, porém a montagem ocorreu nas oficinas do Km3, em Santa Maria, RS. Estes vagões foram entregues com a parte metálica da Superestrutura, necessitando apenas a montagem da mesma e a fabricação do “gradeado” em madeira.
Os 100 vagões, foram montados no período de janeiro a março de 1938, sendo que o último vagão entrou em serviço em 31 de março de 1938.
Estes vagões receberam a numeração de 6410 até 6509.
A imagem 03 mostra com detalhe as portas com estribo nas cabeceiras do vagão.
Assim como os vagões fechados, os demais componentes foram adquiridos de diferentes fabricantes europeus, como os engates automáticos, espelhos dos engates e demais componentes foram adquiridos das “Usines Emille Henricot” (Belga) e o sistema de freios a vácuo fabricado pela “The Vacuum Brake Company” (Inglaterra).
A próxima postagem será sobre os 15 vagões tanque, que totalizam os 415 vagões encomendados pela VFRGS em 1936 e que entraram em serviço em 1938.
L.D.
*Texto originalmente publicado nos perfis da Amigos da Gare (@aGARE) no Instagram e Facebook, em 07/11/2019.