Vagões Fechados Belgas de 1936 – Ateliers de La Dyle
No final de 1937 chegaram, no porto de Rio Grande-RS, as estruturas e componentes necessários para a montagem dos 300 vagões fechados de 28 toneladas que a VFRGS havia encomendado em 1936. Este lote de vagões fazia parte de uma encomenda de 415 vagões realizada pela VFRGS, para saber mais veja a postagem anterior “VFRGS maior compra de material ferroviário até então (1936)”.
A Société Anonyme des Ateliers de la Dyle ficou encarregada de fabricar as estruturas (“chassi”) e truques dos vagões, sendo que a superestrutura (caixa) de todos estes vagões foi completamente construída pelos ferroviários da VFRGS, com madeira nacional, nas cidades de Rio Grande e Santa Maria (Quilômetro Três).
O restante dos componentes para a montagem dos vagões veio de diferentes fabricantes especializados. Os engates automáticos, espelhos dos engates e demais componentes foram adquiridos das “Usines Emille Henricot”, também belga, já o sistema de freios a vácuo, foi fabricado pela “The Vacuum Brake Company”, da Inglaterra.
Quando todo os componentes foram recebidos, se iniciou a fabricação da superestrutura e montagem dos vagões, sendo que as primeiras unidades entraram em serviço em 19 de janeiro de 1938, e a última em junho do mesmo ano.
Estes vagões receberam a numeração de 9401 até 9700.
Um detalhe interessante de se notar é a porta em uma das cabeceiras do vagão.
A próxima postagem será sobre os 100 vagões gradeados, que também faziam parte da grande encomenda de 1936.
L.D.
*Texto originalmente publicado nos perfis da Amigos da Gare (@aGARE) no Instagram e Facebook, em 26/11/2020.