Pullman Carro Restaurante - Trem Farroupilha (03)
Em dezembro de 1931, carros de aço Pullman, tracionados por locomotivas tipo Garratt, deram origem ao Trem Farroupilha (em @amigosdagare mais fotografias e informações sobre o Trem Farroupilha e da VFRGS).
Como a bitola utilizada nos EUA é a Internacional ou Padrão (1435 mm), os carros Pullman foram transportados de Chicago até o porto de Baltimore em vagões plataforma da Baltimore and Ohio Railroad. Entretanto, os Carros Pullman eram mais longos que as plataformas e assim a composição para o transporte de 21 carros foi feita por 53 plataformas, que alternavam entre uma carregada e outra vazia.
Em Baltimore os carros foram embarcados no navio à vapor Beljeanne, especialmente construído para o transporte de locomotivas, carros e vagões, e isto permitiu que os carros Pullman fossem transportados completamente montados.
Os carros restaurante possuíam capacidade para 28 ocupantes, que eram servidos por uma cozinha completa que contava com dois refrigeradores. Estes carros também contavam com o vendedor automatizado de copos (para fotografias ver postagem anterior sobre carros dormitórios).
Os 4 carros restaurante eram numerados de 171 a 174.
O estofamento do restaurante seguia o padrão dos carros dormitórios, sendo em couro e cetim. Da mesma forma contavam com ventiladores elétricos.
L.D.
Fonte: Relatório da VFRGS, 1931.
*Texto originalmente publicado nos perfis da Amigos da Gare (@aGARE) no Instagram e Facebook, em 02/03/2020.