Pullman Dormitório - Trem Farroupilha (02)
Em dezembro de 1931, carros de aço Pullman, tracionados por locomotivas tipo Garratt, deram origem ao Trem Farroupilha (visite a página @amigosdagare para mais fotografias e informações).
Fabricados pela Pullman Car & Manufacturing Corporation, os 21 carros de passageiros foram embarcados no porto de Baltimore, no estado de Maryland, E.U.A. e desembarcados nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 1931, no porto de Rio Grande, RS. No dia 7 do mesmo mês, já entraram em testes.
Os 5 carros dormitórios receberam numeração de 195 a 199, já na fábrica.
Cada carro possuía 7 dormitórios, 6 deles intercomunicáveis ideal para famílias que viajavam juntas, a lotação total de cada carro era de 14 passageiros. Todos os dormitórios possuíam uma pia com água quente e fria, garrafa térmica, mesa dobrável e estofamento “digno de apreciação”, todo em couro e cetim.
Estre as comodidades, os carros dormitório contavam com ventiladores elétricos, refrigeradores e filtros de água, sendo que para beber água o passageiro poderia adquirir um copo de papel parafinado em um “vendedor automático” (3ª imagem), pagando por ele uma pela módica quantia de 100 Réis (compra realizada com uma moeda). Haviam também dois banheiros completos com água quente e fria.
L.D.
*Texto originalmente publicado nos perfis da Amigos da Gare (@aGARE) no Instagram e Facebook, em 21/02/2020.