Carros Pullman 1ª Classe - Trem Farroupilha VFRGS
Em dezembro de 1931, carros de aço Pullman, tracionados por locomotivas tipo Garratt, deram origem ao Trem Farroupilha da VFRGS (visite @amigosdagare para mais fotografias e informações).
A VFRGS encomendou 6 carros de Primeira Classe à Pullman Car & Manufacturing Corporation, e eles receberam numeração de 621 a 626.
Assim como nos Carros Restaurante e Dormitório, nos carros de 1ª Classe era oferecido água filtrada e gelada, e copo podia ser adquirido pelo passageiro, ao uma moeda de 100 réis na máquina de venda automática (fotografias do equipamento no post Carros Dormitórios).
Os Carros de Primeira Classe possuíam 40 assentos reversíveis e estofados, sendo que em alguns carros os bancos eram individuais e em outros duplos inteiriços. Ventiladores elétricos amenizavam as temperaturas elevadas do verão. Também à disposição dos passageiros estavam dois banheiros, que contavam apenas com água na temperatura ambiente.
Todos os carros Pullman adquiridos pela VFRGS possuíam isolamento térmico completo (teto, paredes e assoalho), para garantir o conforto tanto no verão, quanto no inverno.
Tratando da segurança dos passageiros, os carros tiveram sua construção reforçada e contam com um sistema antetelescópico, projetado para impedir que os carros se encaixassem em caso de acidente.
L.D.
Fonte: Relatório da VFRGS, 1931.
*Texto originalmente publicado nos perfis da Amigos da Gare (@aGARE) no Instagram e Facebook, em 12/03/2020.