1923 - Bomba de dinamite explode dentro da estação férrea de Santa Maria
O dia 17 de maio de 1923, ficou marcado por uma grande explosão que abalou o centro da cidade de Santa Maria.
A explosão afetou o setor de encomendas da estação, destruindo portas, janelas, telhado e afetando algumas paredes internas do setor. Segundo a Brigada Militar, a explosão foi causada por uma Bomba de Dinamite que havia sido enviada através do serviço de transporte de correios da VFRGS.
Não houveram vítimas fatais na explosão, porém dois funcionários da VFRGS ficaram levemente feridos.
Já no dia 19 do mesmo mês foram iniciadas as obras para reconstrução da sala de bagagens.
Porto Alegre:
Ainda na madrugada do dia 17 de maio outra bomba explodiu no setor de bagagens de Porto Alegre, destruindo parte do prédio que ficava na rua Voluntários da Pátria e ferindo gravemente um funcionário.
Cruz Alta:
No mesmo dia foi encontrada outra bomba, não detonada, na estação de Cruz Alta. A bomba estava em uma mala que seria despachada para Passo Fundo, onde explodiria.
Investigação:
Com a mala apreendida a investigação identificou que a mala havia sido comprada em Porto Alegre, na fábrica de mas de Alexandre de Meda, na praça 15 de novembro. O interrogatório identificou os autores dos atos como dois negociantes de Cruz Alta e um de Porto Alegre.
*Na fotografia se nota que havia apenas a porta central da estação férrea (Hoje existem duas), ainda cobertas pelo telhado original e duas portas no setor de encomendas (primeiro anexo construído ainda no início dos anos 1900.
**Estas bombas estavam relacionadas a revolução de 1923, na qual Ximangos e Maragatos se enfrentaram de janeiro a dezembro de 1923.
L.D.
*Texto originalmente publicado nos perfis da Amigos da Gare (@aGARE) no Instagram e Facebook, em 22/06/2020.