La Meuse nº6 - “A locomotiva da Presidente”
Construída na Bélgica em 1909 pela Société Anonyme des Ateliers de Contruction de La ou simplesmente La Meuse, a locomotiva tipo double ender, 0-6-0, recebeu o número de série 2216.
A pequena locomotiva, de propriedade da Secretaria de Obras Públicas, foi cedida para a VFRGS em 1944, quando passou a atuar como manobreira nos pátios de Santa Maria. Porém, como a locomotiva não passou para o quadro da VFRGS ela manteve a pintura original, DVF-6.
Em 1968 a DVF-6 foi cedida para a cidade de Santa Maria para a criação de um monumento em homenagem aos ferroviários e assim, nos primeiros dias de outubro daquele ano a nº 6 foi instalada no então Parque Ipiranga (hoje Largo Evandro Behr), na Av. Presidente Vargas.
Já no seu local definitivo, a nº 6 foi recuperada e recebeu a pintura da VFRGS, para que no dia 31 de outubro de 1968 (dia do ferroviário), ocorresse a inauguração do monumento e da placa com os dizeres: “Santa Maria reconhecida, homenageia a Viação Férrea, seus dirigentes e funcionários, pelo progresso que lhes deve.
O reconhecimento da importância da ferrovia para a cidade teve continuidade no discurso do Dr. Amaury Lenz:
“A locomotiva, agora transformada em monumento, haverá de simbolizar para sempre a gratidão dos santa-marienses, reconhecidos pelo progresso que se deve à laboriosa classe ferroviária, cuja presença em Santa Maria assegurou-nos o título de “Cidade Ferroviária”, divulgado em todo o país”
A solenidade contou ainda com a apresentação da Banda Marcial “Huguinho” (Escola Industrial Hugo Taylor), Banda da Brigada Militar e também com uma corrida de Motonetas, promovida pelo Moto Clube.
L.D.
*Texto originalmente publicado nos perfis da Amigos da Gare (@aGARE) no Instagram e Facebook, em 17/09/2020.