No dia 10 de setembro de 1885 foi finalizada a colocação dos trilhos da estrada de ferro entre Santa Maria e a capital do estado, Porto Alegre e, devido a demanda do comércio local o Dr. Eugênio de Melo, então diretor da Estrada, liberou o transporte de cargas antes da inauguração oficial da estrada de ferro, que se deu apenas em 15 de outubro de 1885 (BELÉM, 2000).
A primeira estação ferroviária de Santa Maria ficava no terreno onde hoje está a triagem da Rumo Logística, próximo ao arroio Itaimbé, sendo que o ponto exato é desconhecido. Porém está marcada no mapa de Santa Maria, do ano de 1902, como “Direção”, pois era a sede da Conpagnie Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (Auxiliaire) e na fotografia se vê um Carro Administração parado em frente à estação, que foi demolida entre as décadas de 1940 e 1960.
A estação ferroviária que vemos hoje, no Largo Irmão Estanislau, teve seu edifício principal construído entre 1889 e 1900.
Os trens de passageiros por aqui não passam mais, mas pela “Capital Ferroviária” correm trens de carga há 134 anos.
*Texto originalmente publicado nos perfis da Amigos da Gare (@aGARE) no Instagram e Facebook, em 08/11/2019.