Irmão Estanislau – O Padre das Cabras
Nascido em 9 de novembro de 1886, em Oberkochen, Alemanha. O Irmão Estanislau José chegou ao Brasil em 27 de novembro de 1906 e em 1º de setembro de 1932 tornou-se Inspetor das Escolas da Cooperativa dos Empregados da VFRGS, passando a viver na Escola de Artes e Ofícios, que posteriormente se chamaria Escola Industrial Hugo Taylor.
A tarefa exigia que o Irmão visitasse as escolas espalhadas pelos 3545 km de linhas férreas do estado e, durante as viagens o padre identificava locais onde havia necessidade de novas escolas, assim o número de escolas cresceu de 14 para 96. As professoras destas escolas eram as alunas formadas na Escola Santa Terezinha, a Escola de Artes e Ofícios Feminina.
Além das escolas, Irmão Estanislau observou que havia necessidade de auxiliar os ferroviários que moravam ao longo da linha a produzir parte de seu sustento e, criou a Campanha de Alimentação da Família Ferroviária. Através da campanha o Irmão arrecadava sementes, mudas e animais que posteriormente eram distribuídos entre as famílias. Como a cabra é um animal de fácil manutenção e produtor de leite, tornou-se símbolo da ação do Irmão, que logo se tornou conhecido como “Padre das Cabras”.
A medida que cresciam o número de escolas a serem inspecionadas, a VFRGS construiu um veículo para o deslocamento do Irmão Estanislau, o Trólei Motor nº 1 (TM-1), que era uma motocicleta adaptada na estrutura de um trólei. Posteriormente, também nas oficinas de Santa Maria, foi construído o Auto de Linha nº 64 (AL-64), que era um veículo que possuía um espaço multiuso, servindo tanto como cozinha, sala e dormitório e outro espaço para depósito.
O Irmão Estanislau José faleceu em 20 de agosto de 1974 em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
Fonte consultada: Irmão Estanislau José – Apóstolo dos Ferroviários. Gráfica epecê, Porto Alegre, 1979. Autor: Irmão Urbamo Máximo.
*Texto originalmente publicado nos perfis da Amigos da Gare (@aGARE) no Instagram e Facebook, em 09/12/2019.