Robô – GMDH-1
A locomotiva com desenho aerodinâmico foi concebida pelo departamento de Design da GM, na época chefiado por Chuck Jordan, responsável pelo Aerotrain e diversos veículos da marca.
No Brasil o desenho peculiar da locomotiva rendeu a ela o apelido de Robô.
Fabricada em 1958 pela General Motors Diesel do Canadá, a locomotiva de manobras diesel-hidráulica possuía dois motores diesel GM-110, que somados entregavam 700hp e duas caixas de transmissão, que contavam com 3 marchas. A locomotiva tinha cabine central e seus comandos podiam ser deslocados de um lado para o outro.
Inicialmente ficou em testes na Canadian Pacific Raiway e em fevereiro de 1960 a manobreira veio para o Brasil, iniciando o período de testes (sem custos) na E.F.Sorocabana, passando em 02 de setembro de 1960 para a RVPSC e finalmente foi alocada em Diretor Pestana (Porto Alegre). Lá ela recebeu as cores da RFFSA, com a inscrição VFRGS e RFFSA além da numeração 6031.
A Robô funcionou até 1973, quando apresentou desgaste na caixa de transmissão e como na época não haviam mais peças de reposição, a locomotiva ficou inoperacional e eventualmente teve como destino a siderúrgica.
Numerada inicialmente de GMDD 600, foi a segunda locomotiva do tipo GMDH-1 a ser construída, sendo a única a não ser preservada. A 1ª locomotiva está no Museu de Ciências e Tecnologia do Canadá, a 3ª se encontra operacional na AMOCO do Canada e a 4ª operou na construção da represa Mangla no Paquistão.
L.D.
*Texto originalmente publicado nos perfis da Amigos da Gare (@aGARE) no Instagram e Facebook, em 07/06/2020.