VFRGS realiza a compra de material até então (1936)
Na década de 1930, a VFRGS ainda buscava atualizar seu material rodante para suprir a demanda de transporte sobre trilhos no Rio Grande do Sul, e por esta razão em outubro de 1936 e Viação abriu concorrências para a aquisição de 415 estruturas e componentes para vagões, sendo 300 para vagões fechados, 100 para vagões gradeados e 15 vagões tanque, além de 11 locomotivas tipo Mountain (postagem de 13 de novembro de 2019) e 200 km de trilhos e acessórios para montagem. Esta foi a maior compra da VFRGS realizada até a data.
A vencedora da concorrência foi a Brasunido Sociedade Anônima, com sede no Rio de Janeiro, que era representante de diversos fabricantes de componentes ferroviários estrangeiros. Para esta encomenda, 8 fabricantes de 4 países foram contratados.
Todo material a ser adquirido deveria ser construído de acordo com as especificações da VFRGS e para certificar o processo, foram enviados para as fábricas na Europa, o Diretor Geral, o Ajudante de Locomoção, o Chefe de Tráfego e o Chefe do Almoxarifado.
No final do ano de 1937 teve início a entrega do material fabricado na Europa e América do Norte, que foi recebido no porto de Rio Grande, sendo que para a montagem dos vagões a VFRGS contratou temporariamente 125 funcionários.
Nas próximas postagens traremos mais detalhes sobre os vagões fechados, gradeados e tanque. Sobre as locomotivas Mountain, fizemos uma postagem em 13 de novembro de 2019.
L.D.
*Texto originalmente publicado nos perfis da Amigos da Gare (@aGARE) no Instagram e Facebook, em 20/11/2020.