Trem Farroupilha
O Trem Farroupilha, começou a operar em dezembro de 1931 tracionado pelas potentes locomotivas tipo Garratt (classificação White 4-6-2+2-6-4), que puxavam a composição formada por carros de aço Pullman.
A composição era completamente nova, formada por 10 locomotivas Garratt, construídas pela fabricante alemã Henschel & Sohn e recebidas a partir de 14 de agosto de 1931. Após montadas, as locomotivas passaram por um período de testes e treinamento do pessoal de tração, neste período as locomotivas somaram um total de 44.982,8 quilômetros rodados (soma de todas as unidades) e com a chegada dos carros de passageiro Pullman, passaram a tracionar os trens diurnos e noturnos de que faziam a linha Santa Maria - Porto Alegre.
Os carros de passageiros Pullman chegaram ao Brasil já completamente montados, sendo desembarcados entre os dias 3 e 5 de dezembro de 1931 e entrando imediatamente em serviço.
Estes foram os primeiros carros de aço fabricados pela Pullman Car & Manufacturing Corporation para uma companhia férrea do Brasil. A encomenda foi de 21 carros, sendo 6 de primeira classe, 6 de segunda classe, 5 dormitórios, 4 restaurantes e 6 correio-bagagem.
As próximas postagens trarão detalhes desta composição, tanto dos carros de passageiros Pullman, como das locomotivas tipo Garratt.
L.D.
*Texto originalmente publicado nos perfis da Amigos da Gare (@aGARE) no Instagram e Facebook, em 09/02/2020.