As locomotivas Garratt do Trem Farroupilha
Finalizando a série de postagens sobre o Trem Farroupilha, chegou o momento de falar das potentes locomotivas tipo Garratt, que tracionavam a composição.
Em 1931 a VFRGS adquiriu 10 locomotivas tipo Garratt, com rodagem 4-6-2-2-6-4, fabricadas pela Henschel & Sohn (Alemanha), que receberam numeração de 901 a 910.
As modernas locomotivas atingiam 65km/h, mediam mais de 22 metros de comprimento e eram equipadas com alimentador automático de fornalha (Stroker), Superaquecedor, freios a vapor e freio a vácuo, além do freio de mão no tender.
Devido a seu tamanho as locomotivas foram transportadas desmontadas em três partes principais: tender para água, caldeira e tender para carvão, além de componentes em caixas. As locomotivas foram desembarcadas no porto de Rio Grande e montadas nas oficinas que a VFRGS tinha na cidade. Toda a montagem e teste da primeira locomotiva montada (904) foi acompanhada por um representante do fabricante.
Já nos primeiros testes as locomotivas apresentaram um baixo consumo de carvão nacional, mesmo alimentado pelo Stroker, que mantinha a fornalha abastecida mesmo quando exigidas velocidades mais elevadas.
Em dezembro de 1931, com a chegada dos carros de aço Pullman, as locomotivas Garratt passaram a tracionar o trem noturno de Santa Maria a Porto Alegre, que logo seria conhecido como o Trem Farroupilha.
L.D.
*Texto originalmente publicado nos perfis da Amigos da Gare (@aGARE) no Instagram e Facebook, em 15/04/2020.